Últimas Notícias
Brasil

Arenápolis: Eder Marquis prospecta cooperativa de cortes e costuras

Fonte: A Bronca Popular

Para identificar potenciais socioeconômicos que possam promover o desenvolvimento das regiões de Mato Grosso como a Baixada Cuiabana e o Médio Norte, prefeitos, secretários municipais e vereadores, além de representantes da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico  e entidades como a Federação das Indústrias e Federação do Comércio,  vão participar de uma missão técnica em Pernambuco, no período de 24 a 26 de maio.



O objetivo é conhecer o grande polo de confecção na região de Caruaru, o aglomerado de iniciativas produtivas relacionadas ao setor de confecções, localizado no agreste pernambucano. A missão é organizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), com a participação dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico do Vale do Rio Cuiabá.

O prefeito de Arenápolis, Eder Marquis, integra a missão a Caruaru, no Ahreste de Pernambuco. 

Em conversa com a reportagem, o gestor declarou é conhecer a indústria têxtil de Caruaru e, a partir daí, com base em estudos que serão realizados, promover um debate amplo para definir o modelo que pode ser implantado na cidade ou em outro municipio do Médio Norte. Uma das alternativas, segundo observa Marquis, pode ser o cooperativismo. "Vejo com muita simpatia possibilidade de implantação de uma cooperativa de cortes e costuras em nossa cidade para gerar emprego, melhorar as condições de vida da população e romper a pobreza", afirmou.

Cooperativa de Cortes e Costura

No cenário socioeconômico atual, a criação de cooperativas desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social e no combate à pobreza. Entre essas iniciativas, destaca-se a cooperativa de cortes e costuras, que não apenas promove a geração de renda, mas também proporciona oportunidades de emprego e capacitação para comunidades em situação de vulnerabilidade. Essas cooperativas têm um impacto significativo na vida das pessoas, ajudando-as a romper o ciclo da pobreza e a construir um futuro mais próspero.

Geração de emprego e renda

Uma cooperativa de cortes e costuras oferece uma alternativa de trabalho e geração de renda para indivíduos que, muitas vezes, enfrentam dificuldades em encontrar empregos formais. Ao se unirem em uma cooperativa, os membros têm a oportunidade de utilizar suas habilidades e conhecimentos em costura para produzir roupas e outros itens de qualidade, que podem ser comercializados localmente ou até mesmo em mercados mais amplos. Essa atividade empreendedora não apenas proporciona uma fonte de renda estável, mas também estimula a economia local, gerando empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva.

Capacitação e desenvolvimento de habilidades

Além da geração de emprego e renda, as cooperativas de cortes e costuras desempenham um papel crucial no desenvolvimento de habilidades e capacitação dos seus membros. Por meio de treinamentos e workshops, os cooperados têm a oportunidade de aprimorar suas técnicas de costura, adquirir conhecimentos em gestão de negócios e aprender sobre tendências e demandas do mercado. Essa formação profissionalizante aumenta a empregabilidade dos participantes, possibilitando que eles ampliem suas perspectivas de trabalho e até mesmo desenvolvam seus próprios empreendimentos no setor.

Fortalecimento da comunidade

Uma cooperativa de cortes e costuras não se limita apenas à esfera econômica, mas também contribui para o fortalecimento da comunidade. Ao trabalharem juntos em um ambiente cooperativo, os membros compartilham experiências, conhecimentos e apoio mútuo. Isso cria um senso de pertencimento e solidariedade, promovendo a coesão social e o desenvolvimento local. Além disso, as cooperativas muitas vezes buscam ser socialmente responsáveis, envolvendo-se em projetos comunitários e iniciativas de responsabilidade social, como ações de conscientização ambiental e programas de assistência a grupos marginalizados.

Promovendo a fuga da pobreza

Uma das maiores conquistas de uma cooperativa de cortes e costuras é seu papel na fuga da pobreza. Ao oferecer oportunidades de trabalho, capacitação e desenvolvimento de habilidades, essas cooperativas capacitam os indivíduos a se tornarem economicamente independentes. Por meio da geração de renda estável e do desenvolvimento de competências profissionais, os membros das cooperativas têm a chance de melhorar sua qualidade de vida, adquirir acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e romper o ciclo da pobreza que muitas vezes assola suas comunidades.





« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário